FIFA Incluirá Câmeras Corporais nos Árbitros no Mundial de Clubes

Bruxelas – 16 de Abril de 2025 | www.zonadeazar.com A edição inaugural da Copa do Mundo de Super Clubes da FIFA contará com um total de 35 árbitros, incluindo Ramon Abatti Abel, de Santa Catarina, e Wilton Pereira Sampaio, de Goiás. Além dos nomes revelados, a FIFA anunciou novidades como o uso de câmeras corporais pelos árbitros e a aplicação de regras mais rígidas para os goleiros. O Super Mundial, o primeiro com 32 equipes – entre elas Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras – será disputado de 14 de junho a 13 de julho, nos Estados Unidos.
“Acreditamos que é uma ótima oportunidade para oferecer aos espectadores uma nova experiência, em termos de imagens captadas de uma perspectiva única, de um ângulo nunca antes oferecido”, explicou Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Árbitros da FIFA. “Também tem um propósito na formação dos árbitros, pois ver o que o árbitro vê é importante na análise pós-jogo.”
A Supercopa Mundial será a primeira competição profissional da FIFA na carreira de Ramon Abatti Abel, de 35 anos, natural de Santa Catarina. Em 2023, ele apitou quatro partidas no Mundial Sub-20 da Argentina. Wilton Pereira Sampaio, de 43 anos, de Goiás, já atuou em quatro partidas da Copa do Mundo de 2022 no Catar, incluindo as quartas de final entre França e Inglaterra, vencida por 2 a 1 pelos franceses. Antes disso, Wilton também trabalhou no Mundial de Clubes de 2018 nos Emirados Árabes Unidos.
A equipe de arbitragem do Mundial também contará com 58 árbitros assistentes, quatro deles brasileiros: Rafael Alves, Bruno Boschilia, Danilo Manis e Bruno Pires. Na lista de árbitros de vídeo, há 24 profissionais, nenhum do Brasil.
“Entre os selecionados estão aqueles que têm o privilégio de fazer parte disso pela primeira vez, então tenho certeza de que todos os árbitros estarão entusiasmados”, afirmou Pierluigi Collina.
Quanto às novas regras definidas para os goleiros, agora é proibido segurar a bola por mais de oito segundos durante a reposição. Se a regra não for respeitada, o time adversário terá direito a um escanteio.
Editado por: @_fonta | www.zonadeazar.com