Blackstone inicia venda da Clarion

Londres.– 21 de maio (Reuters) www.zonadeazar.com – A Blackstone (BX.N) iniciou o processo de venda da Clarion Events, disseram quatro pessoas familiarizadas com o assunto, em um teste de apetite por aquisições após semanas de turbulência nos mercados que paralisaram os negócios.
A Blackstone comprou a Clarion, que organiza feiras internacionais nos setores de eletrônicos, jogos, energia, segurança e defesa, em 2017 por 600 milhões de libras (802 milhões de dólares) e a apoiou durante a pandemia de COVID, quando a indústria de eventos parou repentinamente, prejudicando severamente sua receita e lucros.
O fundo de private equity com sede nos EUA distribuiu memorandos informativos no início deste mês e atraiu o interesse de fundos como CVC, KKR, PAI Partners e Ardian, disseram as quatro pessoas sob condição de anonimato.
A firma asiática de private equity Hillhouse Investment também demonstrou interesse na Clarion, que organiza feiras comerciais na China por meio de sua unidade Global Sources, disse uma das fontes.
A Clarion pode alcançar cerca de 12 vezes seu lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, o que poderia avaliar a empresa em cerca de 2 bilhões de libras. A Reuters informou no ano passado que a Blackstone havia começado a explorar opções para o negócio.
Porta-vozes da Blackstone, KKR, Hillhouse, CVC, PAI Partners e Ardian se recusaram a comentar. A Clarion não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário.
A empresa seria um dos maiores ativos de private equity a chegar ao mercado após semanas de volatilidade causadas pelas políticas tarifárias do presidente norte-americano Donald Trump, que resultaram na maior queda nas fusões e aquisições globais em 20 anos.
A Blackstone aguardava maior clareza sobre as perspectivas econômicas e o impacto das tarifas de Trump antes de lançar o processo, disseram as fontes. A Clarion vem gerenciando sua estrutura de custos e fluxos de caixa e monitorando as pressões econômicas, afirmou em uma revisão do primeiro semestre do exercício fiscal 2024-2025, acrescentando que seus fluxos de caixa superaram o orçamento.
As fontes alertaram que não há garantia de que um acordo será fechado.
O sentimento dos investidores melhorou nas últimas semanas após o acordo entre EUA e China para cortar temporariamente tarifas. Os índices acionários na Europa (.STOXX) e nos EUA (.SPX) se recuperaram após as quedas provocadas pelo anúncio tarifário de Trump em 2 de abril.
A compra da Versace pela Prada por 1,38 bilhão de dólares, a oferta de 3,6 bilhões da DoorDash pela Deliveroo e o acordo de 3,1 bilhões da KKR pela OSTTRA, empresa de serviços pós-negociação, estão entre os negócios que se concretizaram.
A Clarion, que organiza o London International Horse Show, entre outros eventos, viu sua receita saltar para 432,9 milhões de libras nos 12 meses até janeiro de 2024, frente aos 257 milhões do ano anterior, com a normalização da indústria na China e em Hong Kong, segundo seus resultados mais recentes.
($1 = 0,7484 libras) – REUTERS
Editado por: @_fonta www.zonadeazar.com