Zona de Azar Brasil – Corinthians e Nike Apresentam Novas Camisetas Contra o Racismo
Brasil.- 6 de maio de 2024 www.zonadeazar.com Com ações de combate ao racismo, Corinthians e Nike apresentam novas camisas. Sob o lema da campanha “A nossa história é uma página negra”, clube e marca uniram forças com o Observatório da Discriminação Racial no Futebol.
Corinthians e Nike revelaram, na noite desta quinta-feira (2), as novas camisas da temporada. Sob o lema da campanha “Nossa história é uma página negra”, o clube e a marca também uniram forças para promover iniciativas de combate ao racismo.
A seleção masculina de futebol estreia em campo com o uniforme número dois, “blackout”, na partida contra o Fortaleza, no sábado (4), na Neo Química Arena.
Predominantemente branca, a nova camisa principal apresenta detalhes gradientes de branco a preto nas mangas e na bainha da camisa. O segundo uniforme apresenta padrão “blackout”, totalmente preto.
Ações para combater o racismo
Num contexto onde pelo menos 41% dos jogadores e profissionais que atuam nos principais campeonatos do país já vivenciaram o racismo, ações para combater esse problema são cruciais. Para tal, o clube e a marca promovem, em colaboração com o Observatório de Discriminação Racial no Futebol (ODRF), sessões de alfabetização racial para jovens atletas, equipas profissionais (masculinas e femininas) e colaboradores.
Também estará disponível o folheto “Combate ao Racismo no Futebol”, material que servirá de referência para ações com torcedores ao longo do ano e que está disponível gratuitamente no site nike.com.
Em colaboração com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), será lançado no dia 15 de maio edital para oferta de bolsas integrais a 20 jovens negros para o curso de administração da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), que terá disciplinas voltadas ao mercado esportivo. Além disso, os alunos receberão auxílio financeiro e apoio psicossocial durante o período de graduação.
Das 20 bolsas, nove serão destinadas a participantes de iniciativas sociais apoiadas pela Nike em São Paulo, por meio da Fisia, distribuidora da marca no Brasil. Outros nove serão para jovens vinculados ao CIEE e dois para atletas federados pelo Corinthians. A iniciativa visa aumentar a representatividade negra na gestão esportiva. Além disso, o clube se compromete a priorizar a contratação desses alunos em futuros processos seletivos.
“Desde a sua fundação, no início do século passado, o Corinthians sempre foi popular, inclusivo e defensor da prática esportiva democrática e multicultural. Mas é preciso fazer mais. É por isso que estamos nesta causa, junto com a Nike e outros parceiros, nesta luta contra o racismo de forma prática, indo muito além de campanhas e uniformes. O Corinthians sempre foi e será o Alvinegro Paulista, o Time do Povo”, afirmou o presidente do Corinthians, Augusto Melo.
“A parceria entre Nike e Corinthians para promover conferências sobre racismo para times profissionais e juvenis é extremamente importante. É um passo crucial para a alfabetização racial dentro do futebol, um ambiente que infelizmente continua fértil para este tipo de crimes. A grandeza destas duas instituições unidas neste esforço de sensibilização demonstra um verdadeiro compromisso com a promoção da igualdade e a luta contra o racismo, e esperamos que esta iniciativa inspire outras organizações a seguirem o mesmo caminho”, relata Marcelo Carvalho, Diretor da ODRF.
“Temos o compromisso de promover a igualdade e o respeito em todas as áreas, principalmente no esporte, que deve ser um espaço de inclusão. É por isso que apoiamos organizações e pessoas para que se sintam capacitadas para combater o racismo. Acreditamos que o futebol tem papel fundamental nesse processo de mudança”, complementa Gustavo Viana, Diretor de Marketing da Fisia, Distribuidor Oficial da Nike no Brasil.
A campanha
Em representatividade diante da campanha do lançamento da nova camisa do Timão, o manto será todo preto! 🖤
Corinthians e Nike cedem de seu protagonismo nesta versão e seus símbolos são perceptíveis pela diferença de textura entre o tecido e a aplicação das marcas.
Nossos… pic.twitter.com/GYvCLjhgwZ
— Corinthians (@Corinthians) May 4, 2024
A campanha “Nossa História é uma Página Negra” é um apelo coletivo à luta antirracista. Assinada pela agência Wieden + Kennedy SP, a campanha traz um filme manifesto e é estrelada pelo ex-jogador Wladimir, pela cantora e rapper Negra Li, pelos atletas do atual elenco Wesley, Raniele, Yasmim e Ju Ferreira, pela ex-jogadora Grazi e pelo estudante Ana. Beatriz, representando assim o protagonismo negro de diferentes gerações na história do clube.
Editado por @_fonta www.zonadeazar.com