Zona de Azar Argentina – Argentina: Deputados Avança com o Projeto para Combater o Vício em Jogos
Argentina.- 13 de Novembro de 2024 A Câmara dos Deputados retomará nesta quarta-feira o debate em comissão sobre o projeto para combater o vício em jogos, um flagelo que, desde a pandemia, vem crescendo exponencialmente entre adolescentes e jovens com números alarmantes.
A iniciativa será debatida na quarta-feira às 9h30 em uma sessão plenária das comissões de Prevenção de Vícios e Controle do Tráfico de Drogas, Ação Social e Saúde Pública, Comunicações e Informática, Legislação Penal e Famílias, Crianças e Juventudes.
A intenção da presidente da comissão de Vícios, Mónica Frade (Coalizão Cívica), é emitir um parecer para permitir que o projeto avance para votação, embora para isso seja necessária a assinatura de mais da metade dos membros de cada uma das cinco comissões.
Os projetos para combater o vício em jogos começaram a ser discutidos em 14 de maio, em várias reuniões informativas que se encerraram em 13 de agosto.
Ao longo dos encontros realizados no plenário legislativo, os especialistas pediram uma lei para enfrentar esse problema e destacaram as consequências desse vício, como isolamento social, apatia, desconexão da realidade e prejuízos econômicos para as famílias.
Embora a legislação proíba menores de 18 anos de apostar, a proliferação de plataformas abriu a porta para que adolescentes possam jogar criando contas em carteiras eletrônicas associadas aos cartões de crédito de seus familiares.
Com o avanço da tecnologia, o perfil do apostador mudou na última década, especialmente durante a pandemia, com a influência das campanhas publicitárias feitas por personalidades da mídia que promovem esse consumo.
Por essa razão, e com base nos projetos em análise, a comissão buscará avançar em um parecer para restringir as publicidades, regulamentando a participação de figuras da cultura e do esporte na promoção dessas plataformas.
Outro ponto-chave analisado pelos deputados é a restrição dos meios de pagamento usados pelos adolescentes ao associarem um cartão de crédito de familiares a uma carteira virtual.
Um dos projetos que será utilizado como base é a iniciativa do legislador da Coalizão Cívica, Maximiliano Ferraro, à qual serão acrescentadas outras contribuições de diversas iniciativas ligadas à área de informática.
Editado por: @_fonta www.zonadeazar.com