Zona de Azar Brasil – Brasil: John Textor Acusado de Manipulação de Resultados no Futebol
Brasil.- 5 de Abril de 2024 www.zonadeazar.com John Textor (Foto) foi denunciado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quarta-feira, 3, por não apresentar provas sobre as acusações de manipulações de resultados no futebol brasileiro. O dono da SAF do Botafogo será julgado pela Primeira Comissão Disciplinar no dia 15 deste mês.
Nas últimas semanas, o norte-americano fez uma série de acusações envolvendo possíveis casos de corrupção no futebol brasileiro.
Textor revelou ter gravações de árbitros reclamando do não recebimento de propinas prometidas e disse também que o Palmeiras foi beneficiado nas últimas duas edições do Campeonato Brasileiro, ambas vencidas pelo Verdão.
Nesta semana, o cartola deu dois exemplos específicos e afirmou que as goleadas do Palmeiras sobre o São Paulo (5 a 0) e sobre o Fortaleza (4 a 0), nos Brasileirões de 2023 e 2023, respectivamente, foram manipuladas. Os dirigentes de Palmeiras e São Paulo repudiaram as falas de Textor e prometeram entrar com medidas legais contra o americano.
A Procuradoria do STJD pediu a abertura de inquérito para apurar as denúncias. Textor se manifestou, mas não apresentou provas. O órgão estipulou um novo prazo para ele revelevar as provas, no entanto, o prazo não foi cumprido novamente, o que gerou a denúncia contra o dirigente.
Textor foi denunciado em dois artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. O artigo 220-A (inciso I) fala em “deixar de colaborar com os órgãos da Justiça Desportiva e com as demais autoridades desportivas na apuração de irregularidades ou infrações disciplinares”.
Já o artigo 223 se refere à “deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão, resolução, transação disciplinar desportiva ou determinação da Justiça Desportiva”. Caso seja condenado, Textor pode ser suspenso e pagar multa de até R$ 100 mil para cada um dos artigos.
Editó @_fonta www.zonadeazar.com