Zona de Azar Brasil – “Caixa Econômica Federal: Decisiva para o Futuro das Loterias”
Brasil.- 16 de Abril de 2024 www.zonadeazar.com A Caixa Econômica Federal (CEF) esclareceu recentemente que qualquer processo de privatização do serviço de loterias está condicionado à aprovação do Congresso Nacional.
Este comunicado surge como resposta a um apelo de associações de funcionários da Caixa, que expressaram sua firme oposição à transferência das operações das lotéricas para uma subsidiária da instituição financeira estatal.
A instituição reiterou que a exploração das loterias é um serviço público, cuja competência, em nível federal, é exclusiva da União, conforme estipulado na Constituição Federal. Contudo, a União delegou à Caixa a execução das modalidades lotéricas, seguindo as normas e diretrizes estabelecidas na legislação vigente.
Portanto, qualquer iniciativa de privatização das loterias exigiria a promulgação de uma lei específica aprovada pelo Congresso Nacional, independentemente de qual empresa se torne o operador designado.
Um grupo de associações de funcionários do banco enviou um pedido ao presidente do Conselho da Caixa, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, solicitando que os membros do órgão votem contra a transferência das operações das loterias para uma subsidiária da Caixa, denominada Caixa Loterias.
Essa votação crucial estava programada para ocorrer nesta segunda-feira (15). Os funcionários destacam três principais motivos de preocupação em relação à proposta:
Terceirização da gestão das loterias, atualmente sob responsabilidade direta da Caixa, o que poderia alterar substancialmente a forma como o serviço é prestado e gerenciado.
Impacto no repasse de recursos das loterias para políticas públicas, uma vez que elas representam uma importante fonte de financiamento para diversos programas governamentais.
Alerta para a possibilidade de privatização, argumentando que a terceirização das loterias poderia abrir precedentes para a venda total ou parcial da empresa, potencialmente levando à privatização da própria Caixa, uma instituição com um papel fundamental na economia brasileira.
Por outro lado, a Caixa argumenta que a transferência das operações para uma subsidiária proporcionaria maior agilidade para modernizar as loterias, especialmente diante da crescente concorrência das apostas esportivas online, conhecidas como “bets”.
Nesse cenário, as associações expressam séria preocupação de que essa alteração possa pavimentar o caminho para uma eventual privatização do serviço, seja pela venda parcial ou total da empresa. Este embate reflete não apenas questões econômicas e políticas, mas também preocupações sobre o caráter público e o papel social da Caixa Econômica Federal no Brasil.
Editó @_fonta www.zonadeazar.com