Zona de Azar Paraguay – Conmebol é Elogiada por Programa de Integridade Esportiva
Paraguai.- 29 de Mayo de 2024 www.zonadeazar.com A CONMEBOL, responsável pela gestão do futebol na América do Sul, vem realizando ações para erradicar a corrupção e o crime de lavagem de dinheiro no âmbito esportivo.
Nesse contexto, Graciela Garay, diretora de Ética e Conformidade da CONMEBOL, esteve presente na 56ª Reunião do Grupo de Especialistas em Controle de Lavagem de Dinheiro da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Graciela Garay, diretora de Ética e Conformidade da CONMEBOL
No evento, Garay apresentou as diversas estratégias adotadas pela CONMEBOL para assegurar a integridade no futebol do continente.
Entre essas estratégias, destaca-se a criação de um programa de Compliance e Integridade, com o objetivo de alinhar todas as operações da organização sul-americana às normativas legais vigentes.
Gastón H. Schulmeister, diretor do Departamento de Combate ao Crime Organizado Transnacional da OEA, reconheceu os esforços da CONMEBOL na ativação deste programa.
Ele expressou seu reconhecimento: “Cumprimento a CONMEBOL e a equipe sob a liderança de seu presidente Alejandro Domínguez pelo notável trabalho na implementação do programa de Compliance e Integridade. Seguiremos colaborando para reforçar parcerias em prol do futebol, da transparência e das instituições no continente americano.”
Encontro do Presidente Da Conmebol com o Procurador-Geral do Paraguai
Em 16 de maio, ocorreu uma reunião entre o presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, e o Procurador-Geral do Paraguai, Emiliano Rolón Fernández. Esse encontro foi um prosseguimento das investigações de uma denúncia criminal de lavagem de dinheiro, iniciada em 4 de fevereiro de 2021, que aponta para o envolvimento do ex-presidente da CONMEBOL, Nicolás Leoz, e o Banco Atlas SA.
A reunião aconteceu algumas semanas depois que a Confederação Sul-Americana de Futebol solicitou ao Ministério Público a continuação do processo criminal, que estava suspenso desde as primeiras etapas de investigação, envolvendo o Banco Atlas SA e a Superintendência Bancária do Banco Central do Paraguai.
Editó @_fonta www.zonadeazar.com