Zona de Azar Bélgica – ITIA Proíbe Dois Jogadores de Tênis Ligados à Corrupção do Sindicato Belga
Bélgica. – 14 de Maio de 2024 www.zonadeazar.com A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) impôs sanções a dois jogadores de tênis devido aos seus vínculos com a corrupção de um sindicato sediado na Bélgica.
A ITIA emitiu uma proibição vitalícia para Alejandro Mendoza Crespo por 20 infrações. Enquanto isso, Jorge Panta Herreros foi suspenso por três anos devido a quatro infrações.
As sanções foram impostas pelo professor Richard McLaren, um oficial independente de audiências anticorrupção. Isso ocorreu após uma audiência formal no início de março, com as suspensões entrando em vigor a partir de 4 de abril.
Além disso, Mendoza e Panta foram multados em $250,000 e $10,000, respectivamente. Ambos os jogadores serão proibidos de jogar, treinar ou comparecer a qualquer evento sancionado por membros da ITIA, incluindo a ATP e a WTA.
Na semana passada, Eduardo Agustín Torre foi suspenso por cinco anos após 35 violações do Programa Anticorrupção do Tênis (TACP). Torre também recebeu uma multa de $35,000.
Novas sanções da ITIA seguem proibições de tênis relacionadas ao sindicato
A ITIA afirmou que as suspensões de Mendoza e Panta estavam ligadas ao recente caso criminal na Bélgica, onde o líder do sindicato de manipulação de resultados, Grigor Sargsyan, foi condenado a cinco anos de prisão.
Após a sentença, sete jogadores foram suspensos em novembro por diferentes períodos de tempo. Isso ocorreu depois que eles foram considerados em violação do TACP.
Alec Witmeur, Arnaud Graisse, Arthur de Greef, Julien Dubail, Romain Barbosa, Maxime Authom e Omar Salman foram todos suspensos.
Houve duas proibições adicionais relacionadas ao caso da Bélgica no início deste ano. O jogador francês Leny Mitjana foi suspenso por 10 anos por corrupção, enquanto Anis Ghorbel também foi banido por três anos por manipulação de resultados.
As proibições emitidas a Mendoza e Panta significam que agora há 25 jogadores e funcionários proibidos relacionados ao caso na Bélgica.
Relatório de integridade do IBIA destaca preocupações sobre o tênis no primeiro trimestre
Em abril, a Associação Internacional de Integridade nas Apostas (IBIA) publicou seu “Relatório de Integridade” para o primeiro trimestre deste ano.
O total de 56 alertas do primeiro trimestre da IBIA representou um aumento de 12% em relação às 50 notificações do primeiro trimestre de 2023. O número também foi 64.7% maior do que o último trimestre de 2023.
Houve 14 alertas relacionados ao tênis durante o primeiro trimestre do ano. Isso representou um aumento em relação às 12 notificações durante o mesmo trimestre do ano passado.
Editou: @MaiaDigital www.zonadeazar.com