Brasil: CGU e Siga Sports Assinam Acordo para Fortalecer Integridade no Esporte

Brasil.- 28 de Março de 2025 www.zonadeazar.com  A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Siga Sports Latin America firmaram, nesta quarta-feira (26), um acordo de cooperação para fortalecer a transparência e o combate à corrupção no esporte.

A assinatura ocorreu na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris.


O objetivo é compartilhar experiências e tecnologias para fomentar o compliance empresarial e incentivar empresas do setor a aderirem ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial.

Parceria formalizada entre CGU e SIGA

O ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, e o CEO global da Sport Integrity Global Alliance (SIGA), Emanuel Macedo de Medeiros, formalizaram a parceria.

De acordo com Carvalho, “temos a perspectiva de que esta parceria venha a fomentar a adoção de medidas de transparência e integridade na área de esportes, com ações concretas entre as instituições para auxiliar os atores do setor e as empresas e entidades engajadas nesta pauta tão importante”.

A SIGA atua como uma coalizão independente que busca implementar padrões elevados de governança e integridade esportiva. O acordo firmado prevê a criação de políticas, normativos, guias e projetos que incentivem a adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial.

Além disso, também inclui o desenvolvimento de programas de compliance voltados para o setor esportivo.

Compromisso com a integridade e a ética no esporte

Durante o evento, a SIGA Sports Latin America também formalizou sua entrada como apoiador institucional do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial. Com isso, a organização reforça seu compromisso com a promoção da ética e da integridade no setor esportivo.

Sobre o Pacto Brasil

O Pacto Brasil é uma iniciativa da CGU que incentiva empresas e instituições privadas a assumirem um compromisso público com a integridade empresarial. As organizações participantes têm acesso a uma ferramenta de autoavaliação para aprimorar suas políticas internas e alinhar-se às melhores práticas de governança corporativa.

 

Compartir: